16 de setembro de 2008

guernica | pablo picasso

Guernica é um grande painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris, onde foi exposto no pavilhão da república espanhola; medindo 350cm x 782cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como sendo representativa do bombardeamento da pequena cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937, pela força aérea alemã, apoiando assim o regime de ditadura de Franco.
tratando-se de uma das mais emblemáticas e representativas obras de Picasso, este vasto painel pode ser visitado no museu centro de arte raínha sofia, em madrid.
tive a sorte de o já ter visto, e devo confessar que perdi um pouco a noção de quanto tempo o estive a observar... vale a pena reservar algum tempo para ver os estudos preparatórios que Picasso executou para esta obra, expostos na mesma sala do museu onde encontramos Guernica.

Aqui uma pequena maravilha da tecnologia, partilhada e difundida pelo youtube, faz com que o desenho a duas dimensões abraçe a terceira dimensão, introduzindo uma nova possibilidade/modalidade de leitura desta composição.


"No, la pintura no está hecha para decorar las habitaciones. Es un instrumento de guerra ofensivo y defensivo contra el enemigo."
Pablo Picasso, a propósito de Guernica

Sem comentários: