3 de junho de 2012

02 de Junho, Newark, USA – 17:20


ou deverei dizer antes 22:20? O meu portátil marca a hora portuguesa, assinalando mais uma noite de sábado. Deste lado do oceano, o sol ainda vai alto e teimam em dizer-me que ainda nem seis da tarde são. Estou pois confuso, uma vez que não sei se acabei de almoçar ou se afinal já jantei…

escrevo este breve apontamento, no terminal C do aeroporto de Newark, com vista sobre o inconfundível skyline de nova iorque. Ao longe reconheço duas coisas, o empire state building e as nova torre do zona do ground zero. Nunca estive em n.y. antes, mas até eu reconheço que falta alguma coisa no alinhamento da silhueta da cidade que nunca dorme… sensação estranha a de poder admirar a big apple ao longe, como quem assiste a um pôr do sol na praia de espinho. A visita a n.y. está prevista para daqui a uns dias, mas hoje já tive o privilégio de a ver surgir no horizonte, lá de cima do avião, momento que jamais irei esquecer. Com a aproximação do voo ao aeroporto de Newark, fui presenteado com uma breve amostra da cidade; mesmo lá de cima foi possível ver coisas tão míticas como o rio hudson, a ponte de brooklin e até mesmo a estátua da liberdade, com a sua cor a destacar-se do dia cinzento que se abatera sobre a cidade esta tarde.

primeiras impressões dos e.u.a.? até agora só lidei com funcionários do aeroporto, até ao momento todos altamente prestáveis e simpáticos, respondendo a qualquer solicitação que lhes faça. Já troquei euros por dólares, troquei duas de letra com as funcionárias de um restaurante, eu em português e elas em “portunhol” e consegui tomar um café expresso bem decente por cerca de $2. Estou às voltas com o cascalho da moeda americana, não se percebe o valor das moedas, estou pois a optar por pagar tudo com notas!
Uma outra observação (o designado lugar comum) a quantidade impressionante de gente obesa que se vê, de novos a velhos, de pretos a brancos! Depois de olhar para as doses e conteúdo da comida e copos de plástico com refrigerante, com que se debatem nas mesas na zona de refeições, tudo fica mais claro… não embarquei em maluqueiras, que não vim para cá ganhar peso e vai daí aproveitei apenas o exemplo do copo grande, mas para um belo de um sumo natural de laranja, que acompanhou uma pasta al pesto. Total? $12! Not bad… se pensar em euros, ficou basicamente ao preço de um qualquer shopping da terrinha.

mais coisas? O meu telemóvel não funciona (esqueci-me de activar o roamming…), o voo de 8h de lisboa até aqui passou que foi uma beleza, pois fiquei sentado na  janela junto à saída de emergência, logo tinha muito espaço para esticar as pernas. Não se dormiu, mas basicamente existia uma boa selecção de entretenimento a bordo. Em jeito de resumo, deu para ver dois episódios de family guy, três episódios de weed (desconfio que metade do avião topou em a rir-me da figura da tipa quando fuma um charro depois de três anos na cadeia!) e os descendentes com o george clooney. Quando dei por ela, tinha n.y. aos meus pés!

dentro de instantes abre o boarding gate para o voo que me vai levar a las vegas, sim isto foi só ainda metade da viagem para o primeiro destino. Aguarda-me um voo de 5h e mais uns fusos horários a menos. Cheira-me que portanto que me vou colar ao dexter! Até já…

Sem comentários: