3 de maio de 2011

diz que é uma espécie de diário de viagem...

08:37, 02 de Maio de 2011Aeroporto da Portela, Lisboa



Chegada a Lisboa, primeira escala de duas a efectuar até ao destino final: Dubai. Voo do Porto para Lisboa tranquilo, com a duração recorde de 40 minutos, onde uma vez mais agradeci a curta duração do mesmo; mas será que as companhias aéreas, nomeadamente a TAP, se esquecem que qualquer tipo com mais de 1,80 de altura, fica praticamente com os joelhos a bater no queixo? Felizmente a viagem é curta, mas a seguinte promete ser mais agreste. Duas horas e meia separam Lisboa de Londres, o que vai igualar o voo mais longo que já fiz em termos de duração, tempo que até aqui sempre entendi como o máximo que consigo suportar em posição tão incómoda. O avião não deverá ser muito diferente do anterior, pelo que dormir ainda me parece como algo impossível.
De referir que a partida do Porto, se deu pelas 04:00 (por necessidade de garantir o embarque como bagagem de mão do portátil e da câmara de filmar), pelo que não vejo a cama desde meio da tarde de ontem… Nada de muito relevante, uma vez que me aguarda uma espera de 8 horas no aeroporto de Heathrow, onde realmente o corpo irá dar certamente de si. Resta-me pois aguardar pela viagem de 7 horas para o Dubai, onde o Airbus A380 – o suposto novo rei dos céus - deve certamente garantir um conforto que convide ao sono.
Uma nota para algo que me chamou a atenção numa das televisões espalhadas pelo aeroporto, a BBC News noticiava ainda à pouco a morte de Osama Bin Laden. Será isto o início do fim da “intifada” norte-americana no Afeganistão?

8:19 | 02 de Maio de 2011
Aeroporto de Heathrow, Londres


É a primeira vez que estou em Londres, se bem que estar aqui estas cerca de 8 horas não é bem estar em Londres, mas sim preso a um espaço a propósito de uma ligação de voo. Não estou em condições de arriscar uma escapada à cidade, não fosse a carga valiosa que transporto como bagagem de mão (máquina de filmar e portátil), era gajo para ter arriscado um giro pela capital inglesa, em modo fast forward, tal como a viagem expresso de 3 horas a Paris. Mas estou certo que cá voltarei, com o objectivo específico de visitar a cidade, pois este é daqueles destinos obrigatórios.
Após as primeiras horas e espera,  o corpo começa a dar sinais de fraqueza, acredito que vou mesmo dormir no caminho para o Dubai. Aliás, o voo de Lisboa para Londres permitiu já um ensaio do que é dormir no avião; pela primeira vez passei pelas brasas (uns bons 20 minutos), que muito ajudaram a encurtar o tempo da viagem. Mas não adiantou de muito, uma vez que a aterragem foi adiada devido ao elevado tráfego em Heathrow. Meia dúzia de voltas sobre Londres (e comigo já acordado) deram para localizar dois edifícios que espero ver de perto: o estádio Wembley e a torre do Norman Foster; já o Big Bem foi impossível de localizar lá de cima, até posso ter olhos de lince, mas certo é que não durmo a sério à cerca de 28 horas…
O movimento neste aeroporto é impressionante (eu que pensava ter visto um aeroporto ocupado em Paris em 2008), mas aqui é por demais. Três aviões descreviam a mesma “rotunda” aérea que o avião onde seguia, cada um escolhendo uma cota diferente, mantendo a distância entre si de uma forma exemplar. Resultado deste imbróglio aéreo? Um atraso de 20 minutos e uma visão assustadora na aterragem – após percorrer a pista e no momento em que desta se desvia para o terminal, através da janela consigo contar mais quatro aviões a fazerem a aproximação à pista…
Em terra, o primeiro destaque em forma de outdoor vai para os recém casados Kate e William, com uma mensagem de parabéns do próprio aeroporto, que se juntam variadíssimas produtos de merchandising à volta deste enlaçe; em segundo o facto de este ser um povo claramente friorento, pois num agradável dia de sol (apesar de ventoso, que o diga o piloto que nos abanou e sacudiu até chegar à pista), fazem questão de manter o ar condicionado bem quente no interior do aeroporto. Procurei um quarto de banho para me refrescar, assim que accionei a torneira mais um choque, pois a água que dela jorra é mais quente que o cilindro lá de casa…
Aqui sentado no terminal 3, com pouco mais de uma hora de espera para a abertura da porta de embarque, reparo na estrema variedade de culturas e raças, que se congregam em pequenas pseudo-praças, ladeadas das lojas da moda, como Gucci, Chanel, Salvatore Ferragamo, Cartier, Dolce & Gabbana, etc… Todos diferentes, mas todos com os mesmos gostos consumistas. Este terminal é a casa não só da Fly Emirates dos Emirados Árabes Unidos, mas da Egyptair e outras companhias do médio oriente. Por tudo isto e pela recente situação de Bin Laden, confesso que parte de mim receia sequer olhar para um muçulmano; já referi que a esmagadora maioria dos funcionários do terminal são de descendência do médio oriente? Enfim, decididamente a privação de sono começa a pregar-me partidas, atirando-me uma data de pensamentos xenófobos, completamente injustificados para a frente.
A prova desse mesmo desequilíbrio é o facto de estar a ouvir José Cid no Ipod!! Mas nem de propósito, agora olho para o estranho universo de gente que passa com pressa à minha volta ao som de Trio Odemira, com o mítico Ana Maria…
Que seja um voo calmo e com espaço para esticar o esqueleto e pagar parte da dívida das horas de sono, que devo à máquina, porque segundo o programa, assim que chegar ao Dubai, não devo ter mais do que três horas para dormir, antes de o pessoal decidir fazer alguma actividade em que a minha presença como repórter será necessária.
Assim de repente, vou mas é comer qualquer coisa que ainda tenho 20 Libras para gastar aqui na praça da alimentação dos ingleses; o motor consome o dobro do óleo, quando anda sempre no redline…

10:06 (GMT) | Dubai, 03 de Maio de 2011
Nem vale a pena dizer nada, à minha frente vejo isto...





3 comentários:

Null disse...

Essa merda é na aguda nao é ? e tas-nos a dar uma tanga descomunal.

Joana disse...

Chegastes patrão! q bom! :)
Não Miguel, aquilo é a Torre Vasco da Gama, q para a Gerência fica no "Dubai"...lol
beijinho!
bom trabalho slash férias! ;)

Null disse...

Era a minha segunda hipotese... :P